domingo, 24 de fevereiro de 2013

A Hora Mais Escura – Malu Corrêa


Se você não gosta de filme de guerra ou relacionado a política, nem adianta assistir A hora Mais Escura. O filme é um relato da batalha dos EUA contra o terrorismo, desde o atentado das Torres Gêmeas 9/11).

O que o filme faz é evidenciar a árdua busca que as autoridades americanas (em especial a CIA) fizeram para encontrar e matar Osama Bin Laden, chefe da Al-Qaeda e responsável pelo 9/11. Foram 10 anos de informações vagas, fontes não confiáveis, operações fracassadas e agentes mortos; claramente muito frustrante para os envolvidos, como mostra a personagem de Jessica Chastain. 

É claro que o assunto é bem delicado (especialmente para norte-americanos) mas os fatos são mostrados sem poupar nada; as cenas de tortura são pesadas e realidade do terrorismo é explícita. Mas convenhamos que é difícil fazer um filme calminho se você quer mostrar a busca por Bin Laden, certo?

Não há sentimentalismo algum no filme; este é dirigido de forma a não suavizar nada que ocorreu, e os atores incorporam perfeitamente os agentes sangue-frio envolvidos nas operações.

A diretora Kathryn Bigelow mostra que sabe mesmo fazer filmes relacionados a guerra(seu último longa, Guerra ao Terror, levou 6 Oscars, incluindo diretor e filme.) Destaque também para Chastain, cuja dedicação a interpretar a agente Maya lhe rendeu uma indicação para melhor atriz.

No mais, o filme é bom para os que gostam do estilo; não adianta assistir se você é do tipo que só gosta de filme que tem ação o tempo todo. O filme é longo, complexo e detalhado; não dava pra fazer no estilo Die Hard!


Nenhum comentário:

informações

imagemdospovos@imagemdospovos.com.br

Povos do Imagem