quinta-feira, 19 de março de 2009

Imagem dos Povos no Fespaco

28 a 7 Março de 2009

Ouagadougou- Burkina Faso

Adyr Assumpção e eu ,Tâmara, somos diretores da Mostra Imagem dos Povos e fomos convidados para 21ª edição do Fespaco.


Fespaco vem sendo considerado um dos mais importantes festivais do mundo e acontece na cidade de Ouagadougou em Burkina Faso no oeste da África.

O cinema é uma das principais atividades econômicas do país. O Festival é bienal e tem 40 anos de existência .

A cerimônia de abertura e de encerramento é no Estádio Nacional de Futebol !!!!


(Fonte: http://blog.openaircinema.us )

O estádio fica lotado com milhares de estrangeiros vindos de todos os continentes e de burkinabés (é assim que o povo de lá se chama e gosta de ser chamado com assento agudo no e ).
Uma festa cinematográfica popular para quem faz, vive e gosta da sétima arte.

O FESPACO acontece por toda a cidade : são diversas salas de cinema, duas delas ao ar livre, shows que varam a madrugada, encontros profissionais, Mercado Internacional de cinema e televisão e oficinas de formação para centenas de professores oriundos de outros países da África .

Fomos recebidos na sede do Fespaco ( um prédio redondo ,imenso com centenas de pessoas trabalhando e outras centenas de pessoas de todas as partes do mundo recebendo suas credenciais) pelo Diretor Geral Michel Ouedraogo , pelo cineasta Guy Yameogo e pelo Presidente do Júri da Mostra competitiva , o cineasta Gaston Kabore.
(Gaston Kabore)

Também visitamos o Instituto IMAGINE um precioso centro de formação em audiovisual dirigido pelo Gaston Kabore . IMAGINE congrega alunos e professores da África e diversos cantos do mundo; e o ISIS - Institut Supérieur de Image et du son .

Outro encontro foi com o artista Koudbi Koala que organiza o NAK - noites atípicas de KOUDOUGOU -.Um festival internacional de arte que acontece ,anualmente, em Novembro, cujo o lema é “a cultura na luta contra a pobreza” .

(Koudbi Koala)

Koudbi organizou também uma associação, Benebnooma.Esta associação tem rádio, televisão comunitária ,cursos de formação profissionalizante ; oficinas de dança entre outras coisas. Tudo feito com muita garra e dignidade .

(Rádio de Koudougou)

A dica deste lugar foi dado pelo diretor e ator Paulo Betti e pela diretora Vik Birkbeck que apresentaram no Fespaco o documentário "Tão longe e Tão perto" sobre as relações de distância e proximidade entre a África e o Brasil .Este documentário e um outro da Vik sobre os cavaleiros de Burkina foram exibidos especialmente ao ar livre, lua cheia , no terreiro da associação em KOUDOUGOU para uma platéia ávida por suas estórias e olhar .

A revelação do dia aconteceu no programa de rádio no qual estávamos sendo entrevistados : Paulo Betti deu de presente sua a narração de um jogo da seleção do Brasil em 1958( os burkinabés são fãs do futebol brasileiro).
(Paulo Betti)

A ida a KOUDOUGOU para conhecer o trabalho da Associação e do Koudbi foi um dos momentos mais emocionantes da viagem .
( Joel Zito e Tâmara Braga)

Durante o Fespaco o Centro Afro Carioca de cinema apresentou uma seleção de filmes de cineastas afro brasileiros organizada pelo ator e diretor Zózimo Bulbul. Estavam presentes em Ouaga com seus filmes os cineastas brasileiros : Joel Zito ; Jéferson De ; Carmem Luz ; Flavio Leandro; Rogério de Moura;Ricardo Brasil.e Viviane Fereira .

(Vik Birkbeck e Viviane Ferreira)

O Fespaco contou com a presença da cineasta brasileira Raquel Guerber .Raquel exibiu a copia restaurada de seu filme Ori ,vencedor da seleção Filmes da Diáspora do Festival em 1989,

O ganhador do Etalon de Ouro , foi o filme “Teza“, do etiope Haïlé Gérima sobre a historia contemporânea da Etiópia.

O nome do prémio é uma homenagem a uma lendária guerreira do século XII considerada a mãe do povo Mossi, etnia maioritária no Burkina Faso.Sua figura é de uma mulher montada em um cavalo .

Se você quiser saber mais sobre este incrível festival acesse o site : http://www.fespaco.bf/

O resultado desta maratona sócio - cinematográfica estará na programação da Mostra Imagem dos Povos de 2009 que este ano tem como foco as co-produções da África e Caribe com a França.
(Adyr Assumpção e crianças de Burkina Faso)

Tâmara Braga Ribeiro

4 comentários:

Anônimo disse...

Tamara e Adyr! que honra fazer parte dessa viagem! Desta vez eu senti mais do que dá primeira vez que fui. Ainda estou digerindo! Na primeira vez eu estava querendo filmar tudo, tinha uma camera transformando tudo em estética e etc. Agora veio o lado humano.
Super legal o relato de vocês!Gostei demais de nossas conversas! Boa sorte na empreitada!
Evoé!

paulo

Vik disse...

Eh galera! Gostei das fotos. Muito especial o dia em Koudougou! No meu ultimo dia em Ouagadougou o povo cavaleiro trouxe uma tropa de músicos e dançarinos com máscaras de bichos que ficarem mais que uma hora levantando uma poeira louca e assustando criança ... podemos trcar uns figurinos bjs

Keisha disse...

Seeing some good photos always make me think of how good it is to become a human. I actually love reading and understanding human feelings and behavior. I've heard of Fespaco Festival too. I've never tried going to but I heart alot of stories about it.

Medicare Part D
Medical Practitioner
Atlanta, GA 30303
my page: Part D Enrollment

Mark Denn G, disse...

Koudbi organizou também uma associação, Benebnooma.

Mark Denn G.
My Page: Hamptons Real Estate

informações

imagemdospovos@imagemdospovos.com.br

Povos do Imagem